quarta-feira, 5 de abril de 2017

Negócios no Parque


POR 'OUTRO LADO'

Ao olhar, demasiadamente, a 'grama do vizinho', encontrou seu sapo, os gnomos e as borboletas. 

- Cuide do próprio jardim; 
- Crie algo novo;
- Viva das próprias ideias.

NEGÓCIOS NO PARQUE

Certa vez, João viu que José estava feliz. Quis saber o porquê. José estava vendendo cachorro quente no parque. Antes, desempregado, agora sorria por ter o que fazer. O fato é que os negócios não iam tão bem. Mas José sentia-se digno, ocupado e produtivo.

João resolveu entrar no ramo. Pensou: 'Posso fazer mais e melhor. Pois tenho tempo, pessoas para ajudar e conhecimento'. João assim o fez. Colocou um trailer de cachorro quente do outro lado do parque.

Dias depois, Joaquim, Pedro e Paulo, também fizeram o mesmo. O parque estava lotado de carrocinhas de cachorro quente. Já não havia mercado suficiente. José estava desolado. Pois foi quem iniciou a ideia. Orou a Deus e pediu que lhe mostrasse a luz.

Joaquim desistiu, e negociou a carrocinha por menos do que havia adquirido. João, abandonou o ramo e destruiu os equipamentos. Pedro e Paulo, foram conversar com José: 'José, o que houve com os negócios?'

'Pois é, o mercado saturou. Está muito lento' - Disse José. 

Pedro e Paulo pensavam em desistir. Mas só fariam isto por algo mais lucrativo. José, então, lhes disse: 'Quem sabe preenchemos o parque com o que ainda não há. Vejo que há pipoqueiros, mas não há churrasquinhos. Vejo que há bebidas geladas, mas não há bebidas quentes'.

Pedro e Paulo resolveram unir-se a José. Pois José era diferenciado ao iniciar primeiro os empreendimentos. O fato é que, embora José tenha começa primeiro, Pedro e Paulo estavam melhores nos negócios. Eram mais conhecidos e ganhavam bem mais. Porém, já não ganhavam tanto quanto no começo. Estavam sendo engolidos pela concorrência crescente.

'Vamos ajudar o José, nos tornando parceiros colaboradores' - Disseram.

Esta foi a grande sacada. Dominaram os parques, as praças e as cidades. Empregando gente, criando novas ideias e investindo em novos negócios.

Eis a importância do que vem na frente; A possibilidade de abrir caminhos e orientar os demais. Não por ser mais ou melhor; Mas por ser o primeiro. 

Contos de Paz*

JD'

Nenhum comentário:

Postar um comentário