sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Estratégia Cigana .'.


ESTRATÉGIA CIGANA

Zuca era um adicto em recuperação. Há mais de seis anos, longe das substâncias mais destruidoras que existem no mundo. Eventualmente, recorre ao tabaco para aliviar a tensão dos objetivos profissionais.

Em um dia destes, resolveu antecipar a abstinência do fumo. Entrou desespero por ter pressa. Consciente de que o tabaco lhe custa caro. Ao bolso e à saúde. Começou a reduzir, aos poucos.

O fato é que o tabaco lhe mantém longe das outras coisas. Temporariamente, está lhe ajudando. De modo distinto do álcool e da noite nos bares.

Zuca tem o costume de beber um cerveja, no máximo, por semana. Evita bares, e festas, pois, conforme o próprio, os bares o induzem a beber a segunda cerveja. Justamente a qual associou às outras substâncias.

Ao preferir passeios ao dia, e filmes, em casa, à noite, se mantém longe das químicas.

Ao falar com uma cigana, velha amiga, recebeu a resposta: "Tenha calma nestas horas. Reduza o tabaco aos poucos. A abstinência imediata lhe causa descontrole e desejo de outras substâncias. Faça o que te digo. Anote na agenda o número de cigarros por dia. Reduza um por dia. Até, cortar, um dia, por semana. Assim sucessivamente"

Zuca entendeu os prós e contras do tabaco. Os prós, em relação a mante-lo longe das químicas. Os contras na questão do bolso e das atividades cotidianas saudáveis. Iniciando o processo estatístico. Um dia de cada vez. Com calma em vez de pressa.

Contos de Paz 
Literatura Ficcional 

Baseado em História Real 

Nenhum comentário:

Postar um comentário