sábado, 18 de junho de 2016

A canha de Zezinho .'.


Zezinho havia parado de beber. Estava completando três anos de abstinência, um mês antes de seu aniversário. No dia em que trocou a ficha de Alcoólicos Anônimos, chegando em casa, recebeu a visita ilustre de uma entidade da terra.

A entidade lhe parabenizou (em tentativa de assalto): "Parabéns; Tri campeão"

"Que é isto! Tenho tanta coisa por fazer e batalhar" - Respondeu Zezinho.

A entidade lhe retrucou: "Só tenho uma coisa a lhe dizer. Sua cachaça é nossa". Entidades, que estavam junto no invisível, completaram: "Um dos nossos despachou na encruzilhada. Outros perguntaram quanto está valendo"

Zezinho sempre dizia que 'a canha não tem preço'. A entidade saiu sem se despedir, enquanto Zezinho pensava o que fazer. Lembrou-se de uma garrafa que guardou na estante.

Zezinho pensou: "Esta história de 'tri campeão' é sacanagem. Como estariam rifando a canha por aí. Se para mim vale milhões de vezes mais do que pediram. Aliás, 'não tem preço'"

Zezinho lembrou-se de cada substância que utilizou na adolescência. Foi ao quarto averiguar quais guardou no cofre.

O pessoal que havia feito despachos estava preocupado. Uns despacharam no Zezinho. Outros, sem o Zezinho. Mas o fato é que chegou no Zezinho.
Como Zezinho manteve a cachaça a salvo, sua canha se tornou uma das mais caras do mundo.

Para saber o que fazer, ligou para um pessoal de Umbanda e do Oriente Ocidental, perguntando se isto era lícito. Obteve a resposta que mantém em segredo. Confirmando que a 'lei continua sendo a mesma'.

Os despachantes queriam a canha dos filhos de volta. Mas reclamavam estar muito cara.

Zezinho resolveu fazer uma caipirinha, zerando a contagem dos três anos de abstinência. Nos terreiros, os 'Exús' e 'Pombas Giros' clamavam a canha de Zezinho. Pois, segundo as próprias entidades, é uma das melhores do mundo.

Zezinho bebeu, esporadicamente, por mais de trezentos dias. Fazendo novo estoque e intervalo.

Aprendeu que nunca se pede (em despachos ou comércio) a canha dos outros, nos outros ou sem os outros.

Acredita-se que a valiosidade de sua cachaça deve-se ao fato de fazer grandes intervalos entre cada consumo; Nunca ter colocado para negócio, pedido em terceiros ou sem terceiros.

O pessoal ainda discute se valida alguma lei a fim de proteger a canha dos quais a guardam.

Contos de Paz 
Literatura Ficcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário